quinta-feira, 1 de novembro de 2007
INTERAÇÕES EM REDE
Os Elementos de interação são os picos ou nós da rede, ligados entre si: um conjunto instável e definido em um espaço de três dimensões. Morin descreve interações, em outro contexto, como ações recíprocas que modificam o comportamento ou a natureza dos elementos envolvidos; supõem condições de encontro, agitação, turbulência e tornam-se, em certas condições, inter-relações , associações, combinações, comunicações etc, ou seja, dão origem a fenomenos de organização. Morin fala também em jogos de interações, cujas regraspodem parecer como as leis da natureza. (...)
Kastrup, referindo-se ao principio da conexão, fala que essas interações da rede se dão por contato, contágio mutuo ou aliança, crescendo para todos os ladose em todas as direções. É importante pensarmos nessa expansão do pensamento criador , no nosso caso, sendo ativada por elementos exteriores e interiores ao sistema em construção. (...)
Tomemos a imagem de proteínas interagindo no fermento, o que talvez nos auxilie a visualizar essa ação de um elemento sobre o outro, que queremos enfatizar. É interessante observar a consequencia dessa interação sob a forma de ramificação de novas possibilidades - uma ação geradora.
RETIRADO DO LIVRO: Redes de Criação, Construção da obra de arte. de Cecilia Almeida Salles ed. Horizonte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário